Blog

Aplicação da NR-10 como ação estratégica

Compartilhe:

Reconhecer que a aplicação da NR-10 não se resume ao cumprimento de uma Norma regulamentadora que tem força de lei, mas sim de um item estratégico para os objetivos da empresa é muito importante. A NR-10, embora criada originalmente visando a segurança e saúde dos trabalhadores, quando bem entendida e aplicada pode adquirir aos olhos dos seus analistas uma amplitude tal, que a torna uma base sólida para incrementos de qualidade nos projetos e nos métodos de controle operacionais e de manutenção.

Como um sistema de gestão de riscos, a NR-10 ao ser aplicada de modo organizado e disciplinado, traz à tona vários aspectos de projeto, gestão, operação e manutenção que por vezes são esquecidos ou negligenciados e nos leva, pensando na segurança das pessoas, a melhorar políticas, posturas, métodos e procedimentos que contribuirão para maior capacitação das mesmas em todas as áreas. Nos leva a melhorias nos ambientes de trabalho na medida em que traz ao projetista a necessidade de se preocupar com os aspectos ergonômicos, na adequação dos recursos materiais necessários (equipamentos de medição e testes, ferramentas e EPIs, etc.). Incrementa a qualidade dos serviços e confiabilidade das intervenções quando exige uma documentação completa e atualizada de todo o sistema elétrico. Faz com que mantenhamos atualizados os diversos estudos de engenharia que um sistema elétrico exige (estudos de curto circuito, coordenação e seletividade da proteção, estudos de load-flow, partida de grandes máquinas elétricas, cálculo da energia incidente por arcos elétricos, etc.) e sejam atualizadas as medidas que são consequentes dos mesmos.

Ao se aplicar a NR-10, que tem força de lei, introduz-se a cultura, não só de se estabelecer procedimentos escritos e treinar os executantes, mas do seu cumprimento e obediência às regras estabelecidas. Permite um ambiente de trabalho saudável, na medida em que contempla itens de segurança, capacitação, saúde e conforto dos trabalhadores. Torna as intervenções mais seguras e com isso diminui os acidentes pessoais, as perdas patrimoniais, as paradas intempestivas e em consequência as perdas de produção. Contribui assim para o aumento da confiabilidade dos sistemas elétricos, do consequente aumento da sua disponibilidade operacional e o incremento da continuidade operacional.
A NR-10 torna-se assim, para as empresas que a aplicam corretamente, um item altamente estratégico.

A NR-10 trata da solução de boa parte dos problemas apontados no item IV acima. A situação dos sistemas elétricos industriais poderia melhorar muito, se gestão, projetos, montagem, operação e manutenção destes sistemas, fossem atividades norteadas pelos seus itens.

Enfatizando o já dito anteriormente, ao se aplicar a NR-10 introduz-se a cultura não só de se estabelecer procedimentos escritos e treinar os executantes, mas do seu cumprimento e obediência às regras estabelecidas. Permite um ambiente de trabalho saudável, na medida em que contempla itens de segurança, capacitação, saúde e conforto dos trabalhadores. Torna as intervenções mais seguras e com isso diminui os acidentes pessoais, as perdas patrimoniais, as paradas intempestivas e em consequência as perdas de produção. A NR-10 torna-se assim, para as empresas que a aplicam corretamente, um item altamente estratégico.

Clique aqui para ver o PDF


Este conjunto de artigos sobre a NR-10 foi extraído de um trabalho inicial denominado NR-10 – ITEM ESTRATÉGICO NA GESTÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS, elaborado por Luis Antonio Brito Leal, engenheiro eletricista pela E-PUSP/72, engenheiro associado da PDCA Engenharia (Elétrica – Instrumentação e Automação) (Campinas SP). Francisco Vitor Barbosa, engenheiro eletricista pela E-FEI/80 – sócio gestor da PDCA Engenharia (Elétrica – Instrumentação e Automação) (Campinas SP).

O objetivo deste primeiro trabalho publicado foi transmitir aos responsáveis pelos sistemas elétricos, principalmente das indústrias do Brasil, a experiência que os autores adquiriram no trabalho de avaliação da adequação desses sistemas à NR-10, que lhes deu a convicção de que a aplicação desta NR é um item altamente estratégico.
Ele se baseia no resultado de diversas avaliações de sistemas elétricos realizados, o que lhes permite apontar e relembrar aos engenheiros e projetistas, bem como aos gestores responsáveis pelos sistemas elétricos, alguns aspectos importantes do projeto, gestão, operação e manutenção dos mesmos, os quais muitas vezes não são aplicados. O trabalho não tem a pretensão, contudo, de cobrir todos os aspectos que devem necessariamente ser levados em conta nestas áreas, realçando apenas os aspectos oriundos da NR-10 que a tornam uma base sólida a ser seguida.